17/04/2015

QUAL OS HOMENS MAIS CRUÉIS DO MUNDO

A história fala de grandes homens que ajudaram o mundo e a humanidade a realizar sonhos e a atingir melhores níveis de qualidade de vida, mas também está pejada de pessoas que tudo fizeram para serem reconhecidos como as piores pessoas que por cá passaram. Estes últimos deixaram a sua marca na história, no planeta e na humanidade. Apesar de tudo a história parece não ter feito com que, como sociedade, aprendêssemos a controlar aqueles que  só causam destruição. Para lembrar o que pode acontecer quando um vilão sobe ao poder, hoje listamos os 10 homens mais cruéis da história.

10. Idi Amin Dada

amin-dadaFoi presidente do Uganda de 1971 até 1979. Enquanto esteve à frente do país violou os direitos humanos, provocou uma recessão política, perseguição étnica, execuções extra judiciais e a expulsão de indianos do Uganda. Estima-se que entre 80,000 e 500,000 pessoas morreram enquanto foi chefe de estado. Acabou por ser deposto mas até à sua morte não mostrou qualquer remorso pelo que provocou no seu país, dizendo que o Uganda precisava dele.

9. Átila, o huno

Atilla_the_HunÁtila liderou os Hunos entre 434 e 453. O seu império estendia-se desde o Rio Ural (Rússia) até à Alemanha e do Mar Báltico até ao Rio Danúbio. Era um bárbaro, sedento de sangue que adorava a batalha. O seu objectivo era destruir o império Romano e todos os que se metessem no seu caminho. A sua crueldade era tão conhecida que as pessoas acreditavam que ele era uma destruição enviada pelos deuses. Matava e torturava todos os que se intrometessem entre ele e os seus objectivos, quer fossem inimigos, o próprio povo ou até a família – matou dois filhos e um irmão.

8. Genghis Khan

_genghis-khanGenghis Khan foi o fundador do grande império Mongol, que se transformou no maior império da história. Chegou ao poder ao ter unido as várias tribos nómadas do nordeste asiático. Depois disso começou a invadir e conquistar a maior parte da Euroásia. Era um guerreiro e líder, que mesmo com um passado insignificante, conseguiu juntou diferentes povos e governou-os sob uma disciplina militar rígida.

7. Pol Pot

Pol_PotPol Pot foi o primeiro ministro do Cambodja de 1976 a 1979. Durante o seu tempo na liderança do país, o seu regime comunista radical forçou a evacuação de cidades e matou pelo menos um milhão de pessoas. Era adepto dos trabalhos forçados, fomentava a fome, a tortura, a doença ou as execuções e em apenas três anos conseguiu deixou o país na miséria.

6. Vlad, o empalador

vlad-the-impalerVlad III, Príncipe de Wallachia ficou conhecido por executar através de empalamento e pelas formas cruéis com que torturava e castigava os seus inimigos. Já para não falar de foi a fonte de inspiração para o famoso Drácula, o vampiro. Torturou milhares de pessoas enquanto comia e bebia no meio dos corpos e empalou todos os habitantes da cidade de Amlas, um total de 20.000 pessoas.

5. Ivan, o terrível

ivanIvan IV ou Ivan o Terrível foi o primeiro Csar da Rússia, em 1547. Fontes históricas descrevem Ivan como tendo uma personalidade complexa. Era inteligente e devoto mas sofria de episódios de raiva e era propenso a problemas mentais. Diz-se que tinha prazer em queimar pessoas e em as empalar. Mandou construir muros em volta da cidade para impedir que os cidadãos fugissem. Todos os dias entre 500 e 1000 pessoas eram levadas pelos soldados para serem torturados e mortos em frente a Ivan e do seu filho.

4. Adolf Eichmann

eichmannAdolf Eichmann foi o maior organizador do Holocausto. Foi enforcado pelo Estado de Israel pela sua participação no extermínio de judeus por parte dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Quando estava a ser julgado disse o seguinte “A morte de 5 milhões de judeus na minha consciência dá-me uma enorme satisfação.”

3. Leopoldo II

leopoldoLeopold II foi um rei belga e é lembrado pela fundação e exploração brutal do Estado Livre do Congo, criado por si como um projecto privado para a extracção de borracha e marfim da África Central. Este projecto pessoal de Leopoldo II custou a vida a cerca de 3 milhões de congoleses devido aos trabalhos forçados. Tudo isto foi escondido da sua nação e da sociedade ocidental pelo próprio Leopoldo.

2. Adolf Hitler

Adolf-HitlerAdolf Hitler não precisa de introduções e a sua presença nesta lista não é de espantar. Nascido na Áustria, tornou-se no líder do partido nacional socialista alemão. Fundador do movimento nazi, esteve na origem da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. As suas políticas de conquista territorial e subjugação racial levaram a morte a milhões de pessoas, assim como ao genocídio de 6 milhões de judeus. Acabou por cometer suicídio para não ser capturado pelas tropas aliadas quando a guerra acabou.

1. Josef Stalin

stalinJosef Vissarionovich Stalin foi primeiro ministro da União Soviética desde Maio de 1941 até à sua morte em Março de 1953. Stalin usou o poder político da forma mais cruel da história. Nos anos 30, por suas ordens, milhões de camponeses foram mortos ou morreram à fome. Provocou a morte a mais 20 milhões de habitantes do seu próprio país enquanto governou a União Soviética com punho de ferro durante 29 anos

Nenhum comentário: